
Blog da Meta
Por Maria Eliza Zuccon
Rota certa: comer só pela fome-física
Agora que você tem o caminho para comer só pela fome-física e está na rota certa, sendo dono do seu comer — ou seja, você come a comida e não deixa a comida lhe comer a qualquer hora — vamos a próxima pergunta:
O QUE EU QUERO PARA ESSA FOME?
Se a fome for física, é provável que seu organismo escolha alimentos que contenham os nutrientes que ele esteja precisando; fique em silêncio e espere a resposta que virá em sua mente.
Agora, se no seu silêncio vir sentimentos e pensamentos, tais como: fraqueza, vulnerabilidade, falta de controle, raiva, tédio, inveja, confusão, medo, tristeza, desapontamento etc, gaste pelo menos três minutos com aqueles que você perceber. Descubra como sente dentro de você, onde se localiza.
Analise, analise e avalie!
No início parece não fazer sentido, mas depois, faz todo sentido. Por exemplo: a raiva. O compulsivo projeta a raiva na comida. Se ele(a) não processa os sentimentos pelos caminhos normais do pensamento, fala a ação, vai literalmente comer a “raiva” com algo de paladar muito gostoso.
Pense bem, e leve para o resto da vida:
- sentimentos não têm que ser comidos;
- sentimentos não têm que serem negados;
- sentimentos não têm que serem responsabilizados imediatamente.
Agora que você sabe disso, quando se vir nessas situações – não coma, se dê o tempo que precisa!
Acalmar-se internamente, ficar com os sentimentos e não comer é um belo exemplo da capacidade de ficar no “aqui e agora” sem “escapar”. O desenvolvimento dessa habilidade tão importante chama-se Regulação Emocional, considerado o critério número um da Inteligência Emocional. Só assim você também vai acabar com: “Quando eu vi, já comi”!
Essa frase é padrão. Fome virtual é como um “buraco negro”, que come você e sua capacidade de pensar e fazer escolhas.
Os principais “gatilhos” desse buraco negro costuma ser acionado por 3 sentimentos e 3 necessidades emocionais que normalmente não percebemos e que acabam tomando conta da gente.
3 necessidades emocionais: ATENÇÃO, AFETO E APRECIAÇÃO
3 Sentimentos envolvidos: FRAQUEZA, VULNERABILIDADE E FALTA DE CONTROLE
Por isso, descanse uns minutos antes de comer qualquer coisa. Muitas vezes comemos por cansaço e, não, por fome; principalmente quando chegamos em casa.
Ser capaz de identificar as emoções por trás do desejo de comer sem fome-física é o “alimento” mais nutritivo que você pode dar a si mesmo nessa hora.
Fome emocional (virtual) não se mata com coisas de comer, pois, por mais que você coma ela não sacia e você acaba aprendendo como se engorda, inconscientemente.