
Blog da Meta
Estar acima do peso, causa diversos problemas para o indivíduo que, além de ter grandes dificuldades em executar tarefas simples do cotidiano, correm risco de desenvolverem sérias doenças.
Na grande maioria dos casos, o excesso de peso está relacionado a um estilo de vida sedentário e prejudicial à saúde. As pessoas que sofrem de obesidade não podem se deixar levar pelo sedentarismo, pois nesse caso, elas se tornam propensas a várias doenças, além de terem grandes dificuldades em atividades comuns do dia a dia, como encontrar roupas nas lojas, utilizar transporte público e etc.
Os principais danos físicos e psicológicos causados pelo excesso de peso são:
1. Hipertensão
As pessoas que se encontram muito acima do peso possuem mais chances de desenvolverem problemas cardiovasculares como a hipertensão. Isso acontece devido ao consumo excessivo de alimentos prejudiciais à saúde, que acarretam na compressão dos vasos sanguíneos e, consequentemente, na hipertensão.
#2. Depressão
É muito comum que as pessoas que sofrem de obesidade apresentem sinais depressivos como uma autoestima extremamente baixa, insegurança em relação ao corpo, ansiedade e isolamento. Em alguns casos, as relações sociais e familiares acabam sendo prejudicadas, o que leva as pessoas com excesso de peso a se fecharem para o mundo e mergulharem na depressão.
#3. Diabetes
O excesso de peso é capaz de gerar resistências por parte do organismo em relação à insulina, que é o hormônio utilizado para controlar os níveis de glicose corporal. Quando a regulação da glicose é prejudicada, as chances das pessoas em desenvolverem diabetes aumentam bastante quando comparadas a um indivíduo saudável.
#4. Incomodos Diários
Além desses três problemas de saúde, o excesso de peso acaba se tornando um fardo na vida de quem sofre com essa condição. Isso acontece, pois diversos sintomas desconfortáveis afetam a rotina de quem está acima do peso.
Alguns dos sintomas que atingem essas pessoas são:
- Dores nos pés, joelhos e pernas;
- Dificuldade para cruzar as pernas ou amarrar os sapatos;
- Assadura entre as coxas (têm pessoas que precisam usar pomada Hipoglós, por exemplo);
- Dificuldade na respiração devido ao excesso de gordura na região do tronco e do pescoço;
- Sensações de cansaço e exaustão após atividades simples, como subir e descer escadas.
Por essa razão, é de extrema importância que as pessoas que estão acima do peso procurem ajuda. Não apenas por uma questão de estética, mas principalmente, devido aos prejuízos imensuráveis que a obesidade causa à saúde física e mental de seus portadores. Por meio de um tratamento adequado (Reabilitação Alimentar), é possível que essas pessoas consigam superar o problema e estabelecer uma vida normal novamente, sem que ocorram todos os inconvenientes citados acima.
Tags: Doenças causadas pela obesidade, Reabilitação Alimentar, Riscos da obesidade