
Blog da Meta
Por Júlia Paula, Orientadora Meta Real em Campinas/SP
Você come, comendo?
Quando você come, você está concentrado nas nuances de sabor e textura dos alimentos que coloca na boca? Ou, quando está comendo, aproveita pra assistir televisão, ler… ou mesmo aproveita pra pensar no relatório que precisa entregar, a conta que precisa pagar… ou, ainda, fica remoendo aquilo que uma pessoa te falou, uma chateação ocorrida no trabalho…?
Certa vez, alguém perguntou ao Buda: “Afinal, o que o senhor e seus discípulos praticam?”. Ele respondeu: “Nós nos sentamos, andamos e comemos”. O inquiridor continuou: “Mas, senhor, qualquer um se senta, anda e come”. Buda lhe disse: “Quando nos sentamos, sabemos que estamos sentados. Quando andamos, sabemos que estamos andando. Quando comemos, sabemos que estamos comendo”.
Em outras palavras, a orientação do Buda é estar atento, consciente, plenamente presente no que se está fazendo. A explicação dele é que o nosso encontro com a vida se dá no agora, no momento presente, pois esse é o único momento que existe pra estarmos vivos.
Mas, independente de religião, a prática da minfullness – traduzido em português como plena atenção – tem sido indicada e largamente utilizada pra tratamento de diversos problemas de saúde, como: estresse, depressão, ansiedade, insônia, entre outros. Sua prática é simples – embora desafiadora pra o estilo de vida que temos levado – consistindo basicamente em estar verdadeiramente presente no que se está fazendo, realizando uma coisa de cada vez, com total presença.
Com relação à alimentação, é fácil notar a diferença entre enfiar um chocolate na boca com voracidade, ou pegar um pedacinho de chocolate e, primeiro, sentir seu cheiro, colocar sobre a língua sem mastigar, sentir sua textura e mais desdobramentos do aroma e, finalmente, sentir cada minúsculo pedacinho sendo dissolvido e engolido.
Ao prestar plena atenção ao que comemos fica evidente que é preciso comer muito menos pra obter o mesmo prazer, ou, até mesmo um prazer maior, porque mais consciente. Comer com plena atenção ao alimento, saboreando, sentindo, usufruindo do momento, sem ficar remoendo o passado e nem ruminando sobre o futuro, é a melhor maneira de se comer, a mais saudável e prazerosa. Afinal, como diz a bela canção de Gilberto Gil: o melhor lugar do mundo é aqui e agora.
Júlia Paula, orientadora Meta Real em Campinas/SP
Mestre em Terapia Corporal e Doutora em Filosofia da Educação pela UNICAMP. Emagreceu 14 quilos na Meta Real e é orientadora há 2 anos e meio na cidade de Campinas/SP.