
Blog da Meta
Por Maria Eliza Zuccon
O que, quanto e como devemos comer para emagrecermos com saúde
Até agora, vimos que devemos comer só pela fome-física e, não por outras “fomes”.
Antes de fazer a terceira pergunta, vamos orientar o que, quanto e como devemos comer para emagrecermos com saúde, bem-estar e continuidade.
Na realidade, o que você come, para o emagrecimento, é mais irrelevante do que o quanto come. Entretanto, orientamos comer comida de verdade. Ou seja, uma alimentação balanceada; evitando, ao máximo, produtos alimentícios industrializados que contenham mais de 5 ingredientes na sua formulação (sempre ver os rótulos dos ingredientes). Esses ingredientes contidos nas fórmulas são indigestos para o nosso organismo e acabam, no decorrer do tempo, criando doenças de difícil diagnósticos.
A indústria alimentícia está preocupada em fornecer produtos alimentícios que tenham boa aparência, bom gosto e durabilidade nas prateleiras e, não, na nutrição do nosso corpo: muitas calorias e poucos ou nada de nutrientes.
Então fiquem espertos!
Comida de verdade estraga logo, tem nutrientes para o corpo, faz bem à digestão e deixa o corpo feliz e saudável. Se ingerida na fome-física ainda emagrece!
Aí você pergunta:
“como e quanto eu como”?
Você vai comer, devagar, com prazer, (mastigando o líquido e liquidificando o sólido) durante vinte minutos, aí vem a terceira pergunta:
“estou satisfeito(a)”?
Assim como acontece quando se pergunta para um gordinho o que é fome e isso o surpreende – por nunca terem se detido nisso – a sociedade também é uma incógnita. Para a maioria dos compulsivos, a saciedade nem existe – a sensação é de ser um poço sem fundos: come, come, come e logo se sente vazio de novo. Sempre acharam que, para comer, não precisam sentir fome!
Estar satisfeito é diferente de estar cheio, que é diferente de estar entupido. Estar satisfeito quer dizer que você já comeu e está em um momento bom e confortável para parar, porém pode ser que ainda caiba “mais alguma coisinha” que você vai deixar para comer na próxima fome-física.
Estar entufado significa que você comeu até ultrapassar, romper, o limite físico do seu organismo. Pode ser que comeu mais rápido, não mastigou o suficiente ou extrapolou os 20 minutos (nos 20 minutos está inclusa a sobremesa).
Estar satisfeito quer dizer que está gostoso do jeito que está, mas caberia só alguma coisinha. Saber que irá comer na próxima fome-física é vital para que seu cérebro e seu corpo não confunda essa maneira de se alimentar com regimes restritivos, dando a sensação de sair da mesa se sentindo infeliz e aflito.
Há um sinal fisiológico para a saciedade; por mais grosseiro que seja, quando estamos satisfeitos, damos um arroto, que pode ser disfarçado! Porem, se não respeitar esse sinal, para o excesso de peso, não há disfarce.