
Blog da Meta
Por João Noveletto, orientador Meta Real – Jaguariúna/SP.
Um dos maiores desafios do Ser Humano é lidar com as mudanças.
Digo isto porque mudar significa deixar de ser, fazer algo ou abrir mão de uma situação na qual já se esta acostumado, mesmo que esta situação ou circunstância não seja a melhor.
Você dirá num primeiro momento: “Mas como é isso? Se não é a melhor porque não mudar?”. Usando a lógica é isso mesmo. Porém, a comodidade do conhecido é sempre mais confortável do que o inesperado e novo.
O ser humano é avesso à mudanças exatamente pela incerteza do resultado.
Por exemplo: Tente sugerir uma mudança na mesa dos colegas de trabalho ou que alguns alunos troquem de lugar numa sala de aula. O resultado é sempre o mesmo, reclamações. A justificativa será algo do tipo “gosto mais daquele jeito”, mesmo diante de argumentação lógica.
Isso até é usado pelos profissionais de marketing para que você continue fiel ao produto, ao político, as situações que querem lhe vender, afinal o ditado popular já afirma: “Não se mexe em time que esta ganhando!”.
A pergunta que sempre deve ser feita é…
Estamos mesmo ganhando?
Quando falamos para alguém acima do peso que há necessidade de mudar seus hábitos alimentares para conseguir emagrecer de forma efetiva, este alguém acaba argumentando que não gosta de passar fome, que não se importa com sua aparência, que gosta de ser gordinho, que não quer ficar longe dos amigos no “happy hour”.
Tudo isso por resistência da mudança e por causa das experiências anteriores com dietas e regimes radicais pela qual já passou? Na Meta Real® ensinamos alternativas diferente das tentativas já vividas, além de apoiar mudanças sem sofrimento e, claro, que acima de tudo é importante “Querer” mudar.
Não adianta dizer que vai mudar porque “fulano” disse que ficaria melhor ou porque o médico disse que precisa, ou qualquer outro motivo. O importante é assumir “eu quero” pois você é responsável pela sua mudança.
Exemplo clássico: “Depois que casarmos eu mudo o jeito dele(a)!”.
Ora, você só pode se propor a mudar os seus hábitos e adequar-se ao da outra pessoa, mas nunca vai poder se comprometer a mudar o comportamento do outro. Se o outro não quiser mudar, nada feito. Temos domínio apenas sobre nós mesmos.
Então, para influenciar o mundo ao nosso redor é preciso mudar o nosso comportamento para assim mostrarmos aos outros, através dos nossos exemplos, que tudo pode mudar.
João Luiz Noveletto
Orientador Meta Real na cidade de Jaguariúna/SP e também trabalha na Divisão de Infra-Estrutura do Centro de Tecnologoia de Informação Renato Archer de Campinas/SP.